CHUVA DERRUBA MURO E ISOLA CRIANÇAS NO BAIRRO TUPI EM BELO HORIZONTE

Uma forte chuva que atinge Belo Horizonte na madrugada de 15 de Dezembro,  derrubou um muro e ameça uma casa no bairro Tupi, na região Norte da capital. O Corpo de Bombeiros relatou que o quintal da casa alagou com o volume de água, provocando a queda do muro e ilhando os moradores. Ninguém se feriu.

Os moradores contam que ouviram um forte estrondo e que o chão tremeu com o deslizamento de terra que resultou na queda do muro. Segundo a cuidadora de idosos, Rosilene Dutra Amaral, 52 anos, que mora em uma das casas atingidas, em dias de chuva a água escorre pela encosta em que o muro do imóvel ficava. Ela acredita que isso pode ter contribuído para a queda.

A estrutura da casa não foi afetada, no entanto, os moradores tiveram que ser retirados devido à grande quantidade de terra que saiu debaixo da casa. A Defesa Civil deve ir ao local para avaliar o risco de permanência dos moradores. De qualquer forma, a BHTrans isolou a rua até que seja feita a avaliação.

No terreno, três casas dividem o espaço. Cerca de 15 pessoas moram no local, a maioria crianças. A balconista Diva Nunes da Silva, de 51 anos, diz que sentiu o tremor de terra, mas não imaginaria que o muro pudesse desabar. “É uma benção que nenhuma das crianças estava em casa. Eles costumam brincar muito perto do muro”, relata.

Caso os moradores não possam retornar, eles devem se dividir em casas de parentes e de vizinhos. Em solidariedade, vários deles já foram convidados para passar a noite na residência de outros moradores da rua.